Playlist

terça-feira, 12 de abril de 2016

Youkais.


 Olá, pessoas! Bem, eu resolvi começar a levar essa coisa de blog mais a sério, então, vou postar sobre um assunto que eu adoro, os Youkais. Bem, Youkais são criaturas do folclore japonês, como as Kitsunes, a Yuki-Onna, o Kappa e Tengus. Além de Tanukis e Bakenekos.

 Bem, para começar, eu vou falar das Kitsunes, ou raposas.


 Kitsunes:


 As raposas são normalmente descritas como seres inteligentes e com poderes mágicos, que evoluem ao passar dos anos, a cada cem anos, as kitsunes ganham mais uma cauda, quando atingem os 1.000 anos de existência (onde normalmente, está com nove caudas), as kitsunes mudam de cor para prata, ou dourado, e conseguem expandir seus poderes, possuindo sabedoria infinita e a capacidade de ouvir qualquer coisa em qualquer canto do mundo (dependendo da kitsune, até os pensamentos humanos).

 Normalmente, as kitsunes, como as raposas normais, possuem medo de cães, e fogem dos mesmos, por isso, tendem a trabalhar e viver em conjunto. Kitsunes possuem poderes de invocação de fogo, raios, criação de ilusões, invasão de sonhos, dobrar o tempo e espaço, enlouquecer e até mesmo matar, podendo também mudar de forma.

  Existem vários tipos de kitsunes, cada um com suas próprias características, mas todas com muitos  poderes. Elas costumam ser associadas ao Deus Inari, Deus do arroz, da fertilidade, da agricultura, das raposas e da indústria.
 
  Bakemono-Kitsune: É uma kitsune má e espectral (como um fantasma)

  Genko: Kitsune preta, normalmente é visto como um bom presságio.

  Kiko: Espírito de uma kitsune.

  Kitsune: Termo geral para a palavra "raposa", kitsunes podem ser retratadas tanto como boas ou más.

  Kitsune-Bi: Kitsunes com o poder de invocar chamas com a boca e com sua cauda.

  Koryo: Kitsune amaldiçoada.

  Kuko: Kitsune do elemento Ar. Kukos são kitsunes muito más, consideradas do mesmo nível do Tengu.

 Kyuubi: São as kitsunes que alcançaram os 900 anos e tem 9 caudas, elas ganham a habilidade de poder ver e ouvir tudo em qualquer lugar no mundo, também adquirem sabedoria infinita, a onisciência.

  Nogitsune: Kitsunes Selvagens, normalmente é usada para diferenciar entre as Boas e Más Kitsunes. Assim eles usam o termo "Kitsune", para as Boas Kitsunes e "Nogitsune" para todas aquelas que enganam pessoas e são consideradas más. As Nogitsunes não são realmente más, apenas gostam de enganar as pessoas;

  Reiko: Fantasma de uma kitsune, não é uma kitsune má, mas definitivamente é perversa.

  Shakko: Kitsune vermelha, podem ser consideradas tanto boas como más.
 
  Shouzaa: Espírito Seiryu, supervisor das raposas.

  Tenko: Kitsune celestial elite das kitsunes, são aquelas que alcançaram os 1.000 anos de idade (normalmente nessa idade as kitsunes já possuem 9 caudas e sua pelagem muda de cor para prata ou dourada), mas algumas são consideradas tão más como a Tamamo-no-Mae ou benevolentes e sábias como as mensageiras do Deus Inari (Não Necessariamente são mensageiras dele). 

 Yako/Yakan: yako (野狐? literalmente, raposas maldosas).

 As kitsunes são muito comuns em lendas japonesas, como  Tamamo-no-Mae e Hakuzo.



Tengus:

   
  No folclore japonês, Tengus são uma espécie de elfos, que habitam as montanhas e florestas do Japão, possuem narizes grandes e asas de corvo, podendo também possuir uma cabeça de pássaro ao invés do nariz, esses tengus eram conhecidos por possuírem habilidades marciais.

 Tengus possuem poderes sobrenaturais, como mudar de forma, ventriloquismo, teletransporte e invasão de sonhos. Tengus são guerreiros exímios, mas sua principal diversão é causar desordem, tengus gostam de pregar peças em sacerdotes budistas orgulhosos, autoridades que abusam do poder para conseguirem fama, além de samurais que se tornassem arrogantes. Dizem também que, qualquer uma das pessoas que sucumbisse ao orgulho, ganância, arrogância e afins, reencarnaria como um Tengu.

 Tengus costumam ser desenhados de duas formas diferentes:

 Os karasu tengu (烏天狗): com o corpo humanóide, mas uma cabeça de corvo.
 








E os konoha tengu (木の葉天狗): com feições humanas, mas dotados de asas e longos narizes. Os konoha tengu eram representados às vezes carregando uma pena. Máscaras representando seus rostos eram muito usadas em festivais.


  


 Tengus já foram considerados ladrões de crianças, porém, em outra época, rezava-se para os tengus, para que os mesmos encontrassem as crianças perdidas, tengus também são considerados guardiões de templos e protetores das montanhas.

Máscara de Tengu, muito comum em festivais.

 

 Yuki-Onna:


   Yuki-Onna é um ser do folclore japonês, também conhecido como Mulher da Neve. Ela é conhecida por seduzir os homens durante nevascas, fazendo com que morram congelados, em várias lendas, as Yuki-Onnas acabam se casando, tendo filhos e formando uma família, mas todas as histórias terminam com a mulher desaparecendo de repente, em um dia de neve. 

 



 Kappa: 



 Kappa, Gataro ou ainda Kawako, é um youkai aquático, podendo ser tanto benéfico quanto maléfico, segundo o folclore japonês, existem maneiras de se proteger de um kappa maléfico. Kappas adultos possuem o tamanho de uma criança de dez anos, sendo também hermafrodita. Sua aparência consiste em uma pele escamosa verde-amarelada, rosto de macaco, costas de tartaruga, suas mãos e pés possuem membranas para que ele possa nadar mais facilmente. Em sua cabeça há uma espécie de pires, que deve estar sempre cheio de água, para que o kappa possa conservar seus poderes mesmo fora d'água.

 Os contos tradicionais costumam retratá-los como seres mal-intencionados, que sugam as entranhas de suas vítimas e bebem seu sangue, dizem que adoram, principalmente, o sangue humano. Porém, também existem, nos contos, kappas bondosos, é dito que a humanidade aprendeu a curar ossos fraturados graças a um kappa, que ofereceu o conhecimento em troca de seu braço, que havia sido amputado durante uma de suas pilhagens.

 Quando acoplado novamente ao corpo de um kappa, seus membros voltam ao normal em questão de dias. O melhor método de escapar de um kappa maléfico é cumprimentá-lo, curvando o coro, como os japoneses, ele então se verá obrigado a fazer o mesmo, repita o ato até que toda a água do "pires" em sua cabeça tenha se esvaziado, o que fará com que ele tenha que ir até o lago mais próximo, para reaver seus poderes.

Outro método para se livrar de kappas maldosos é dando-lhes pepinos, seu alimento preferido, também é dito que, se você riscar o nome de alguém na casca de um pepino e jogá-lo na água, o kappa fica moralmente proibido de atacar essa pessoa. Essa ligação dos kappas com pepinos é tão grande que, na cultura japonesa atual, o sushi recheado de pepino é chamado de kappa maki.










 Tanukis:


 Tanukis são conhecidos por possuírem histórias divertidas, sua principal característica é o seu amor por saquê, é normalmente retratado segurando uma garrafa de saquê em uma mão e uma conta na outra, com um enorme chapéu na cabeça, possuindo também uma barriga enorme. Até hoje, suas estátuas são vistas na em frente a centros comerciais, para atrair clientes.

 Os tanukis possuem grande força física, além de poderes sobrenaturais, como metamorfose. São raras as lendas em que os tanukis mostram seu lado malvado, um exemplo disso é a lenda Kachi Kachi Yama, onde serve a um homem uma sopa feita com o corpo de sua própria mulher.

 Tanukis são, por muitas vezes, retratados como "a imagem da sorte", representando isso em vários pontos diferentes:

- O chapéu simboliza “proteção” contra os elementos da natureza, cuidado e atenção.

- Os olhos representam o olhar de adequada atenção e “cuidado sobre as coisas”.
- O rosto apresenta um sorriso “sincero e amigável”.

- A barriga protuberante representa “fartura” e forte determinação.

- O Tokkuri (garrafa de sake) representa “graça pessoal”.

- A nota promissória representa “confiança”. O saco de dinheiro, “fortuna econômica”.
- O rabo sugere que a sorte vem de ficar “em pé firme e orgulhoso”.

 


 Bakenekos: 

Bakenekos são, no folclore japonês, gatos com poderes sobrenaturais semelhantes aos das Kitsunes e dos Tanukis, um gato pode virar um bakeneko de várias maneiras diferentes, como, por exemplo:

 - Atingindo uma certa idade.

 - Sendo mantido preso por um certo número de anos.

 -  Crescendo até um certo tamanho.

 - Tendo uma cauda muito grande.

 No último caso, a cauda do bakeneko se divide, tornando-o um nekomata, e tendo seus poderes ampliados. Bakenekos assombram qualquer casa em que sejam mantidos, dizem também que, se um bakeneko pular sobe um cadáver, a pessoa volta à vida. Seus poderes são a criação de bolas de fogo fantasmagóricas, causar pesadelos, andar sobre duas patas, se transformar em um humano, em uma segunda lua no céu e conjurar tempestades.

  Dizem que alguns bakenekos devoram seus donos e tomam seu lugar, porém, também existem mitos sobre bakenekos bons, mesmo que, ainda nesses, os bakenekos mantenham sua personalidade cruel. Como na lenda em que um casa de idosos cuidou de seu bakeneko com tanto carinho, que o mesmo se transformou em uma bela moça, trazendo várias riquezas para a família, porém, seu namorado descobriu o segredo, prometendo não contar para ninguém. Porém, o homem contou tudo para um pescador no píer, sabendo de sua traição, o bakeneko aparece, no meio de uma tempestade, na forma de um gato gigante, e corta o homem em tiras. 


Dizem também que os bakenekos gostam de dançar com os mortos, e então, fazê-los assombrar casas.




 E aqui termina o post, espero que tenham gostado, e que tenha sido útil em algo. :D

 
FONTES: http://www.cacadoresdelendas.com.br

https://pt.wikipedia.org/wiki




Nenhum comentário:

Postar um comentário